Hearthstone: o estopim para a inclusão em torneios

Matéria originalmente publicada na PlayTV em 04/07/14

http://www.playtv.com.br/games/artigo/especial/hearthstoneo-estopim-para-a-inclusao-em-torneios

Nessa quarta (02), um torneio de Hearthstone – jogo de cartas da Blizzard – prestes a acontecer no evento Assembly Summer 2014 ganhou uma publicidade extremamente negativa. O motivo? Como pode ser visto destacado nessa imagem, publicada pelo usuário Karuta do Reddit, a competição estava restrita para homens.

Quando os organizadores desse campeonato que acontece na Finlândia foram questionados sobre a presença dessa exclusão em seu regulamento, devido ao holofote dos sites especializados, foi explicado que a ausência de mulheres nesse torneio era devido às regras estipuladas pela IeSF. Esse torneio é uma etapa qualificatória para o mundial de Hearthstone organizado por essa entidade, e por conta disso, usava as regras estipuladas por ela.

A IeSF, sigla para International e-Sports Foundation, é uma organização sul-coreana cujo principal objetivo é o de promover o reconhecimento de jogos eletrônicos e suas competições – Evolution, por exemplo – como um esporte legítimo. Por conta disso, uma das atuações dessa entidade é a de criar padrões para torneios que acontecem em cada um dos 42 países membros. A Finlândia é uma das nações membras da IeSF.

A sexta edição do campeonato mundial da International e-Sports Foundation irá acontecer em 12 de novembro na cidade de Baku, no Azerbaijão. As divisão das modalidades da competição eram as seguintes:

  • Homens: Dota 2, Starcraft 2, Hearthstone e Ultra Street Fighter IV.
  • Mulheres: Starcraft 2 e Tekken Tag Tournament 2.

A divisão nas categorias acima foi publicado na página do Facebook da IeSF em 9 de junho. A organização recebeu diversos comentários sobre essa escolha, principalmente quando um dos argumentos usados em uma tentativa de se justificar foi que a decisão de dividir competições entre homens e mulheres foi feita de acordo com autoridades internacionais esportivas, como parte do esforço para promover e-Sports como um esporte legítimo.

Sobre essa divisão para incentivar a participação de mulheres nas competições, a edição de 2010 do EVO teve a primeira edição do Invitational, um torneio separado da competição principal que reuniu 36 lutadoras. Esse torneio segregado do evento principal foi realizado como uma forma de incentivar mais participantes do sexo feminino, dado que existem poucas mulheres presentes no Evolution.

Felizmente, após uma série de notícias em sites internacionais como Polygon, The Guardian, Gamespot, IGN, entre outros, a IeSF atualizou seu Twitter com as postagens abaixo, horas antes de publicar uma resposta oficial, alterando suas regras.

Estamos cientes da opinião atual sobre a divisão dos torneios de acordo com gêneros no IeSF 2014. Estamos coletando as opiniões, e faremos uma atualização em breve.  

Nunca houve uma intenção de discriminar. Estamos trabalhando em uma solução agora mesmo, e em breve vamos postar nosso anúncio oficial.

A declaração oficial sobre a decisão infeliz sobre a separação de gêneros no IeSF 2014 está prestes a ser publicada. Fiquem ligados.

Nesse meio tempo, a Blizzard entrou em contato com a associação sul-coreana e um porta-voz da criadora de Hearthstone disse o seguinte sobre o ocorrido.

Um de nossos objetivos com e-sports é garantir que existe uma comunidade vibrante e inclusiva ao redor de nossos jogos. Não permitimos o uso de nenhum de nossos jogos em torneios que não apoiem isso, e estamos trabalhando com nossos parceiros para garantir que eles possuam a mesma meta.

Na resposta oficial da IeSF publicada em seu site, a organização alterou suas regras para incluir mulheres nos torneios que eram restritos para homens. Além disso, a fundação manteve as competições exclusiva para lutadoras, defendendo que elas representam uma forma de incentivar participantes do sexo feminino a entrarem nesse mercado, uma “indústria dominada por homens” de acordo com a postagem no site da IeSF.

Portanto, as modalidades da sexta edição do campeonato mundial da International e-Sports Foundation serão as seguintes:

  • Aberto para todos: Dota 2 (possibilitando times mistos), Starcraft 2, Hearthstone, Ultra Street Fighter IV e Tekken Tag Tournament 2.
  • Somente para mulheres: Starcraft 2 e Tekken Tag Tournament 2.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s