Rex Crowle – Tearaway

Matéria originalmente publicada na PlayTV em 30/10/13

http://www.playtv.com.br/games/artigo/especial/tearaway-e-o-jogo-de-psvita-que-o-portatil-precisava

É uma prática comum do mercado que no lançamento de um novo console, as empresas proprietárias (como Nintendo, Sony ou Microsoft) lancem títulos que demonstrem a capacidade gráfica dos aparelhos e façam com que as pessoas comprem seus produtos, somente para experimentar aqueles jogos. E eu me vejo comprando um PS Vita somente para jogar Tearaway.

No dia 24 de outubro, aconteceu em São Paulo a conferência da Sony na véspera da Brasil Game Show. Em uma área quase abandonada do evento estavam cinco PS Vitas, dois deles com o jogo Tearaway, próximo jogo da Media Molecule (LittleBigPlanet e LittleBigPlanet 2).

Como (ainda) não possuo um PS Vita, aproveitei para dedicar alguns minutos do meu tempo para experimentar esse jogo. Eu já conhecia esse game quando escrevi a notícia de que seu lançamento foi adiado para 22 de novembro.

Em meio à barulheira em que se encontrava o evento, colocar o headset com uma ótima isolação acústica e começar a jogar Tearaway foi uma experiência que beirou o surreal. Em um momento eu estava tomando cerveja e conversando com meus colegas, no outro me vi imerso em um mundo de papel onde os habitantes desse cenário se referenciavam a mim como uma entidade quase que sobrenatural.

Gostei muito dos quinze minutos que passei jogando esse game, principalmente em como esse título consegue com sucesso utilizar os diferentes sensores do PS Vita, como a parte traseira, a tela de toque e o acelerômetro. Mas o verdadeiro mérito do jogo é conseguir utilizar esses recursos sem parecer forçado, com os elementos da jogabilidade amarrados ao mundo de papel em que se passa a história do jogo.

tearaway-2

Durante a Brasil Game Show, participei de um evento no estande da Sony onde Rex Crowle, designer gráfico e diretor de criação da Media Molecule, mostrou para os presentes sua criação enquanto pausava a jogatina para comentar sobre determinados aspectos do desenvolvimento do jogo.

Essa demonstração foi meu último compromisso no estande da Sony na sexta (25), dia reservado para a imprensa. Assim que entrei na sala e me sentei, todo o cansaço do primeiro dia de cobertura da Brasil Game Show me alcançou e me senti exausto. Felizmente, para minha supresa, assim que Crowle começou a demonstrar Tearaway, começando um novo jogo (New Game) meu cansaço foi sumindo aos poucos.

Após selecionar uma nova sessão, o produtor explicou que o jogador poderá escolher controlar o protagonista masculino Iota ou o feminino Atoi, cada um dos dois com um visual único. A cabeça dos dois é composta por uma carta dobrada, que contém uma mensagem do mundo de papel destinada para o jogador.

Por falar na aparência do seu avatar, assim como em LittleBigPlanet também será possível customizar seu personagem, de uma forma ainda maior de quem em LBP, de acordo com o produtor. E como o Vita possui uma tela de toque, você poderá desenhar, recortar e até pintar as mudanças que acontecerão no seu boneco em papel.

Quando questionado sobre o processo de criação da Media Molecule, que tem em seu portfólio jogos como LittleBigPlanet LittleBigPlanet 2 e mais recentemente Tearaway o produtor respondeu Nós tentamos fazer algo um pouco diferente.  Crowle continuou e explicou sobre o processo de transformar papéis um mundo de fantasia: É um pouco mágico transformar um papel em algo mais“.

E conforme sua progressão, libera os esquemas dos diferentes personagens do jogo para construir Paper Crafts de Tearaway para decorar sua mesa e tornar seu mundo um pouco mais divertido. Confira abaixo o trailer de Tearaway, exclusivo de PS Vita que chega no Brasil em 22 de novembro, totalmente localizado em nosso idioma. E pelo que vi nessa sessão de portas fechadas, a dublagem está muito bem feita.

Deixe um comentário

