BIG Festival 2015

Matéria originalmente publicada no Save Game em 02/07/15

http://www.savegame.com.br/big-festival-2015/


A edição desse ano do Brazil’s Independent Games Festival ou BIG Festival está acontecendo entre os dias 27 de junho até 5 de julho em São Paulo (capital) e entre os dias 6 e 7 de julho no Rio de Janeiro, capital.

Com uma entrada gratuita e uma exposição que traz 50 jogos independentes desenvolvidos ao redor do mundo e produções representando nosso país, esse evento prova que existe sim um mercado apaixonado por esse gênero alternativo que diverge das grandes produções. Vale lembrar que essa exposição está acontecendo na edição paulista do festival.

Event (0), Lumino City, Mekazoo, This War of Mine e Treeker: Os Óculos Perdidos são, talvez, os melhores exemplos que corroboram a declaração acima. Esses são os cinco jogos finalistas ao prêmio de melhor jogo que concorrem à uma premiação deR$ 15 mil. O vencedor será revelado em uma cerimônia de premiação, realizada nessa quinta (02) e será apresentada por Gustavo Petró, editor do IGN Brasil.

Além dessa celebração e da exposição com entrada franca, o BIG Festival teve também outras iniciativas que ajudaram a disseminar essa que é a terceira edição do festival. Essas “ações” incluíram um dia com cosplayers e a presença do youtuber Zangado que chegou até a ter uma sessão aberta o público com sessão de autógrafos.

Durante minha passada pelo Centro Cultural São Paulo (localizado na Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso bem ao lado da estação Vergueiro da linha azul do metrô), me surpreendi com a quantidade de pessoas presentes. Durante as mais de sete horas que passei por lá, o local sempre estava movimentado, mesmo em uma quarta-feira com templo nublado, clima perfeito para se enfiar debaixo do edredom fazer uma maratona de séries no Netflixseu serviço de streaming preferido.

Além dos títulos expostos, a programação do evento oferece palestras com pessoas importantes da indústria e tem algumas conversas bem interessantes tanto para quem for desenvolvedor (novidades da Unity 5, funcionalidades do Maya 2016, monetização para games, só para citar alguns) como para aqueles que estão lá apenas para experimentar os jogos e aproveitar as férias escolares.

O BIG Festival tem jogos para todos os gostos, inclusive possui até um espaço (um pouco escondido, confesso) para os games que ficaram de fora do processo de curadoria. Vale lembrar que a organização recebeu 692 títulos e tiveram a árdua tarefa de selecionar os 50 melhores para entrarem na mostra.

Dentre esses, recomendo fortemente a todos que experimentem os cinco jogos expostos na categoria Revelação Brasil (foto acima). São eles: Magenta Arcade, Momodora III,Odallus, Toren e Treeker: Os Óculos Perdidos, apenas cinco exemplos que servem ao propósito de mostrar um pouco do que o Brasil tem para exportar ao mundo quando se fala de jogos independentes.

Caso queira conhecer mais, vale muito a pena passar um tempo passeando pelo evento e experimentando os games que chamem sua atenção. Afinal de contas, esse é o objetivo de um evento como esses, facilitar o contato entre o público e obras culturais.

3º BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival)

 

BIG Festival SP

Quando: 27 de junho a 5 de julho. O Centro Cultural São Paulo não funcionará na segunda (29)

Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro 1000 – Paraíso, São Paulo

Entrada: Gratuita

 

BIG Festival RJ

Quando: 6 a 7 de julho.

Local: Centro de Convenções da FIRJAN – Av. Graça Aranha, 1 – Rio de Janeiro, RJ

Entrada: Gratuita

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s