Como incentivar uma nova geração a se interessar por programação?

Artigo originalmente publicado na persona Digital Jam

http://alvanista.com/digitaljam/posts/3021297-como-incentivar-uma-nova-geracao-a-se-interessar-por-programacao


Enquanto que para alguns programar é considerado como uma forma oculta de magia, para outros é algo natural, intuitivo e até prazeroso.

Começar o aprendizado desse oficio não é algo fácil e será necessário empenho, dedicação e muito trabalho duro, um comportamento necessário no início de qualquer atividade que tentemos dominar.

Dito isso, como podemos preparar a próxima geração para romper essa barreira inicial para que nossos filhas(os) e netas(os) encarem os desafios tecnológicos do futuro preparados e sem medo?

Obviamente que essa tarefa não é algo fácil, mas com um objetivo meramente “didático” listei abaixo três verbos para nos fazer refletir sobre a melhor forma de abordar esse desafio.

INCENTIVAR

Listo aqui apenas duas iniciativas que cumprem seu papel de incentivo. A primeira delas é o Piperum projeto no Kickstarter, em que o objetivo é familiarizar as crianças com o manuseio de hardware por via de um kit simplificado e um mod de Minecraft.

A segunda é o Technovation, um curso de empreendedorismo digital que incetiva garotas a desenvolverem um aplicativo para celulares que possa resolver um problema da sociedade.

ESTIMULAR

Em uma palestra do TED realizada em 2007, o professor indiano Sugata Mitra apresenta seu experimento “Hole in the Wall“, em que  um computador foi colocado dentro de um buraco (dando o nome do projeto) em algumas favelas espalhadas pela Índia.

Estimulado por esse projeto, o diplomata Vikas Swarup escreveu seu romance Q & A, que foi adaptado para os cinemas com o longa “Quem Quer Ser um Milionário?

INSPIRAR

Nessa quinta (12), BBC revelou que está produzindo uma série de TV sobre a origem da franquia de sucesso Grand Theft Auto

O projeto inclui também a criação de cinco mil vagas de trainees, distribuição gratuita de um aparelho de programação para cada criança até sete anos e uma parceria com cerca de 50 empresas, entre outras ações.

Além da série que abordará a criação de GTA, a BBC produzirá também um documentário sobre Bletchley Park, a central de inteligência do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial responsável por decifrar a comunicação criptografada entre as tropas nazistas. Alan Turing (foto abaixo), considerado o pai da computação moderna, trabalhou nesse grupo de inteligência militar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s