Digital Jam: Pugs cheiradores de bunda

Artigo originalmente publicado na persona Digital Jam

http://alvanista.com/digitaljam/posts/3060437-spin-de-abril-pugs-cheiradores-de-bunda


A agradável noite dessa quarta (1º de abril) na cidade de São Paulo foi marcada por, entre outras coisas, mais um encontro de desenvolvedores independentes no Centro Cultural Vergueiro, alí ao lado da estação Vergueiro da linha azul do metrô.

A edição do SPIN (nome dado ao evento que ocorre toda 1ª quarta-feira do mês) realizado em abril teve como atração especial uma conversa do Lucas Carvalho, mais conhecido por sua alcunha nas interwebs de Mídio (@midio).

Esse formato em que acontece uma conversa com alguém relevante, é chamado de Big Spin e o objetivo dessa palestra foi permitir que Mídio falasse sobre como foi a experiência de ter participado da Game Developer’s Conference desse ano.

Além de Mídio, o evento também teve a participação do Guilherme Sadao em que ele compartilhou quais as oportunidades na Brazilian Game Developers, uma iniciativa da Abragames (Associação Brasileira do Desenvolvedores de Jogos Digitais).

Vou me focar na palestra do Mídio porque ela foi a que mais ressoou comigo. Antes mesmo de falar sobre como foi a Game Developers Conference, Mídio esbanjou simpatia (só faltou mandar beijinho no ombro pras inimigas) e deu dicas simples, mas valiosas para quem pretende ir para a GDC um dia. Uma delas foi a de comprar uma passagem de avião até Los Angeles e de lá ir para São Francisco, pagando apenas um dólar em uma passagem de ônibus. Só nesse brincadeira é possível economizar uma boa grana, ainda mais com a cotação atual do moeda americana.

O artista, graduado em arquitetura, manda muito bem em pixel-art (recomendo muito acompanhar o trabalho dele) e o projeto que o levou ao evento foi o Butt Sniffing Pugs, que cuidaram de uma booth com o título na sessão Alt.Ctrl.GDC, uma parte da conferência dedicada para jogos que possuam controles alternativos.

O título, que tinha um “joystick” curioso, não poderia ser mais claro para descrever o conceito desse game em que você controla pugs que passeam pelo parque e podem, entre outras “atividades”, cheirar o traseiro de outros cachorros.

A simplicidade do projeto e da abordagem dos produtores foi algo que me pegou completamente de surpresa. E pelo que o artista comentou sobre sua experiência nos dias do evento, não fui o único. O simples fato de não haver um objetivo claro definido torna a experiência em algo mais puro, sincero e divertido.

O jogador sempre está acostumado a ser ensinado e fica perdido quando não é“. Essa inocência de não haver regras definidas aliadas ao fato do jogo ser um “sandbox com pugs” (JÁ GANHOU MEU PRÊMIO DE GAME OF THE YEAR) fez com que os próprios jogadores criassem suas regras ao brincar com amigos e tivessem um comportamento mais infantil apenas para se divertirem.

A definição usada para rotular o título como sendo um sandbox pode não ser apropriada, principalmente porque não há um mapa gigantesco com várias missões paralelas disponíveis. Mas ao mesmo tempo esse termo é uma descrição perfeita porque o game possui uma caixa de areia – onde os pugs podem fazer suas “necessidades” – e ele funciona exatamente assim, como uma caixa de areia para as pessoas se divertirem.

Butt Sniffing Pugs chamou a atenção das pessoas e até de alguns figurões da indústria como Shuhei Yoshida (presidente da divisão Worldwide Studios da Sony Computer Entertainment) que tweetou sobre esse título ser o destaque da GDC 2015 e até o citou em uma entrevista no Gamasutra sobre o futuro do Project Morpheus.

De acordo com Mídio, o status do projeto que recebeu uma boa cobertura da mídia nos últimos meses é incerto. Os desenvolvedores estão avaliando os próximos passos e pensando em como viabilizar um jogo em que um joystick proprietário é mandatório.

De qualquer maneira, aguardo ansioso para poder experimentar as aventuras dos adoráveis cachorros pixelados de cara amassada.

Para saber mais sobre Butt Sniffing Pugs, confira abaixo o vídeo do Verge explicando mais sobre o game.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s